Nos últimos tempos temos assistido a inúmeras mudanças sociais, económicas, políticas e tecnológicas ao nível global. Estas alterações exigem uma maior adaptação, flexibilidade e inovação por parte das organizações. Sabemos que os colaboradores são os ativos mais valiosos das organizações. Assim, a atração e retenção de talentos é fundamental para o crescimento das empresas, mas é também um dos principais desafios que estas enfrentam atualmente. Para se conseguirem diferenciar no mercado como empregadores atrativos e desejáveis as organizações têm utilizado o employer branding como uma ferramenta estratégica.
O employer branding está relacionado com a forma como a organização se apresenta perante os seus colaboradores atuais e potenciais colaboradores. Esta estratégia é desenvolvida de modo que a organização foque os seus esforços em recrutar profissionais que agreguem valor e consiga manter os colaboradores que permitem o seu crescimento.
O principal objetivo do employer branding é que exista um alinhamento de valores e uma troca positiva para ambas as partes. Ou seja, a organização oferece aquilo que as pessoas valorizam (salários, benefícios, formação, progressão, reconhecimento etc.), em troca daquilo que necessita por parte dos colaboradores (motivação, capacidades e conhecimento), sendo expectável que ambas as partes cumpram com o seu acordo.
A promoção da saúde psicológica no local de trabalho como uma bandeira de \”employer branding\”
Já não é novidade que valorizar o bem-estar dos colaboradores beneficia as pessoas individualmente e contribui para o sucesso global das organizações. O investimento na saúde mental dos colaboradores está a tornar-se uma prioridade. Exemplo disso são grandes empresas como a Google, a Amazon e a Microsoft que oferecem programas de apoio psicológico aos seus colaboradores já há algum tempo.
A implementação de programas de apoio psicológico é uma das formas pelas quais as empresas podem demonstrar que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores. Esses planos podem incluir, por exemplo: consultas de psicologia, apoio psicológico de emergência, workshops sobre gestão de stress, formações, avaliação do clima organizacional, avaliação de riscos psicossociais etc. A inclusão de programas de apoio psicológico como parte do employer branding pode trazer muitos ganhos.
De que forma é que a inclusão de programas de apoio psicológico como parte do employer branding pode beneficiar as organizações?
- Cuidado com os Colaboradores: Ao oferecer programas de apoio psicológico, as empresas demonstram empatia e preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores, reconhecendo e valorizando os seus esforços diários. Além disso, este cuidado transmite a mensagem clara de que a empresa valoriza não só as competências técnicas da sua força de trabalho, mas também a sua saúde e bem-estar geral. Tudo isto contribui para a construção de uma marca empregadora forte e positiva.
- Criação de um Ambiente de Trabalho Saudável: A implementação de programas de apoio psicológico contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro e promove uma cultura empática de confiança e interajuda. Quando as pessoas sentem que há uma preocupação genuína com as suas necessidades emocionais e que podem partilhar as suas dificuldades, ficam mais disponíveis para estabelecer um compromisso afetivo com a empresa e conseguem ser mais produtivas. É de sublinhar que a identificação e o comprometimento dos colaboradores têm também impacto na satisfação do cliente.
- Atração e Retenção de talentos: Os potenciais colaboradores estão a priorizar cada vez mais locais de trabalho que valorizem a sua saúde mental e bem-estar. A incorporação destes programas também contribui para a retenção dos colaboradores. Uma força de trabalho que se sente apoiada e valorizada tem maior probabilidade de permanecer leal à organização. Isto favorece a retenção de conhecimentos e competências institucionais valiosas, assim como reduz os custos relacionados com a rotatividade.
- Produtividade e Desempenho: Uma força de trabalho psicologicamente saudável é consequentemente uma força de trabalho mais produtiva. A intervenção psicológica permite que os colaboradores desenvolvam estratégias para gerir o stress, resolver conflitos, manter o foco e contribuir de forma ativa e criativa para os objetivos da empresa. Tudo isto, contribui para o sucesso organizacional global.
- Redução do Estigma em Torno da Saúde Mental: A inclusão de programas de apoio psicológico nas organizações, estimula as pessoas a procurarem ajuda em momentos de dificuldade. Para além disto, a promoção do bem comum é altamente valorizada na sociedade atual. A luta por esta causa contribui para que a empresa seja percebida pelos colaboradores, clientes, parceiros de negócio e comunidade em geral como um agente de mudança positiva.
- Demonstração de Responsabilidade Social: A aposta no apoio psicológico revela o compromisso da organização com a responsabilidade social corporativa. Isto contribui para uma imagem muito positiva da empresa, tanto interna quanto externamente, podendo trazer retornos muito interessantes.
A inclusão de programas de apoio psicológico como parte do employer branding é uma abordagem transformadora.
Ao reconhecer a importância de investir na saúde mental, as organizações podem promover mudanças positivas nos colaboradores, no ambiente de trabalho, aumentar a sua produtividade e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
A aposta na saúde mental pode ajudar as organizações a posicionarem-se como empregadores de referência, num mercado cada vez mais competitivo e exigente.